Home Page Home Page Facebook Fale Conosco Administrativo

Artigo


Quem é Deus ?

Esta publicação foi criada em: 02/05/2013.
728 pessoas visitaram esta página.
Deus não é para se compreendido, mas para ser adorado!, disse santo agostinho
Antes de tudo é preciso explicar que a palavra mistério não quer dizer algo que seja impossível de existir ou de acontecer; mistério é apenas algo que a nossa inteligência não compreende. se você, por exemplo, não é físico, a teoria da relatividade de einstein é um mistério para você, mas não é para os físicos. se você não é biólogo a complexidade da célula, dos cromossomos e dos gens pode ser um mistério, mas não é para aquele que estudou tudo isso.
Ora, deus é um mistério para todos nós, porque a sua grandeza infinita não cabe na nossa inteligência limitada de criatura. se entendesse deus, este não seria o verdadeiro deus. o criador não pode ser plenamente entendido pela criatura; isto é lógico, é normal e é correto. depois de tentar de muitos modos desvendarem o mistério da santíssima trindade, santo agostinho †430 abdicou: ‘deus não é para se compreendido, mas para ser adorado!” a criatura adora o seu criador, mesmo sem o compreender perfeitamente. o pecado dos demônios foi não querer adorar a deus seu criador; quiseram ser deuses. o mistério da santíssima trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. só deus pode-se dar a conhecer, revelando-se como pai, filho e espírito santo. foi jesus sobretudo quem revelou o pai, ele como deus, e o espírito santo; isto não foi invenção da igreja. a verdade revelada da santíssima trindade está nas origens da fé viva da igreja, principalmente através do batismo. “a graça do senhor jesus cristo, o amor de deus e a comunhão do espírito santo estejam com todos vós” 2cor 13,13; cf. 1cor 12,4-6; ef 4,4-6 já pronunciavam os apóstolos. deus é o infinito de todas as potencialidades que possamos imaginar. ele é incriado; não foi feito por ninguém, não teve principio e não terá fim; isto é, é eterno. a criatura não é eterna, pois um dia ela começou a existir; não era, e passou a ser, porque o incriado a criou num ato de liberdade plena e de amor. o fato de você existir já é uma grande prova do amor de deus por você; ele quis que você existisse e o criou.
Deus é espírito jo 4, 24 não é feito de matéria criada, pois foi ele quem criou toda matéria que existe fora do nada; logo não poderia ter sido feito de matéria. muitos têm dificuldade de entender a existência de um ser não carnal, espiritual, como os anjos, deus e a nossa alma; mas eles existem de fato. ora, você não vê a onda eletromagnética que leva o sinal do rádio e da tv, mas você não duvida de que ela exista. da mesma forma você não pode ver os anjos e a alma, mas eles existem. deus é perfeitíssimo; nele não há sombra de defeito ou de erro; ele não pode se enganar e não pode enganar ninguém; não pode fazer o mal. ninguém pode acusar deus de fazer o mal; ele só pode fazer o bem. ele pode “permitir” que o mal nos atinja para a nossa correção hb 12, 4ss e mudança de vida; mas ele nunca pode criar o mal e nos mandar o mal. o mal vem da nossa imperfeição como criatura e do nosso pecado rm 6,23. deus é onipotente gn 17,1; 28,3; 35,11; 43,14; ex 6,3; ap 1,8; 4,8; 11,17; 16,14; 21,22; pode tudo; nada lhe é impossível. “a deus nada é impossível” lc 1, 37 disse o arcanjo gabriel a maria na anunciação. não há alguma coisa que você possa imaginar que deus não possa fazer simplesmente com o seu querer. basta um pensamento seu, uma palavra, e tudo será feito porque ele tem poder infinito. por isso só deus pode criar, só ele pode “tirar algo do nada”; só ele pode chamar à existência um ser que não existia; a partir do nada. para fazer um bolo a cozinheira precisa da matéria prima; deus não precisa. a cozinheira “faz” o bolo, deus “cria” a partir do nada. deus é onisciente; quer dizer sabe tudo; ninguém consegue esconder nada de deus; ele tudo vê. deus é onipresente sl 139,7; sb 1,7; eclo 16,17-18; jr 23,24; am 9,2-3; ef 1,23; está em toda parte, porque é puro espírito. diz o salmista: “senhor, vós me perscrutais e me conheceis. sabeis tudo de mim, quando me sento e me levanto… para onde irei longe de teu espírito? para onde fugirei apartado de tua face? se subir até os céus, vós estais ali, se descer para o abismo eu vos encontro lá.” sl 138,1-7 e deus é muito mais; deus é nosso pai amoroso com ensinou jesus. é amor 1jo 4,8. é fonte de vida e santidade rm 6,23; gl 6,8; ef 1,4-5; 1ts 4,3; 2ts 2,13-17. é ilimitado 1rs 8,27; jr 23,24; at 7,48-49. é misericordioso ex 34,6; 2cr 30,9; sl 25,6; 51;1; is 63,7; lc 6,36; rm 11,32; ef 2,4; tg 5,11. é o criador de todas as coisas visíveis e invisíveis gn 1,1; jó 26,13; sl 33,6; 148,5; pv 8,22-31; eclo 24,8; 2mc 7,28; jo 1,3; cl 1,16; hb 11,3. é o juiz do universo 1sm 2,10; 1cr 16,33; ez 18,30; mt 16,27; at 17,31; rm 2,16; 2tm 4,1; 1pd 4,5. deus é uno dt 32,39; is 43,10; 44,6-8; os 13,4; ml 2,10; 1cor 8,6; ef 4,6; não pode haver mais de um deus simplesmente pelo fato de que se houvesse dois deuses, um deles seria inferior ao outro; e deus não pode ser inferior a nada; ele é absoluto. a trindade é una. não professamos três deuses, mas um só deus em três pessoas: “a trindade consubstancial”, ensinou o ii concílio de constantinopla em 431 ds 421 . as pessoas divinas não dividem entre si a única divindade, mas cada uma delas é deus por inteiro: “o pai é aquilo que é o filho, o filho é aquilo que é o pai, o espírito santo é aquilo que são o pai e o filho, isto é, um só deus por natureza” xi concílio de toledo, em 675, ds 530.
“Cada uma das três pessoas é esta realidade, isto é, a substância, a essência ou a natureza divina” iv conc. latrão, em 1215, ds 804. “deus é único, mas não solitário” disse o papa dâmaso fides damasi, ds 71. “pai”, “filho”, “espírito santo” não são simplesmente nomes que designam modalidades do ser divino, pois são realmente distintos entre si: “aquele que é pai não é o filho, e aquele que é o filho não é o pai, nem o espírito santo é aquele que é o pai ou o filho” xi conc. toledo, em 675, ds 530. são distintos entre si por suas relações de origem: “é o pai que gera o filho que é gerado, o espírito santo que procede” iv conc. latrão, e, 1215, ds 804. a unidade divina é trina.“por causa desta unidade, o pai está todo inteiro no filho, todo inteiro no espírito santo; o filho está todo inteiro no pai, todo inteiro no espírito santo; o espírito santo, todo inteiro no pai, todo inteiro no filho” conc. florença, em 1442, ds 1331. o símbolo quicunque de santo atanásio assim explicava: “a fé católica é esta: que veneremos o único deus na trindade, e a trindade na unidade, não confundindo as pessoas, nem separando a substância: pois uma é a pessoa do pai, outra, a do filho, outra, a do espírito santo; mas uma só é a divindade do pai, do filho e do espírito santo, igual à glória, co-eterna a majestade”ds 75. a santíssima trindade e inseparável naquilo que são, e da mesma forma o são naquilo que fazem. mas na única operação divina cada uma delas manifesta o que lhe é próprio na trindade, sobretudo nas missões divinas da encarnação do filho e do dom do espírito santo. pela graça do batismo “em nome do pai e do filho e do espírito santo” mt 28,19 somos chamados a compartilhar da vida da santíssima trindade, aqui na terra, mesmo na obscuridade da fé, e para além da morte, na luz eterna. esta é a nossa magnífica vocação.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!
Felipe Aquino




Criado por: guiamongagua.com.br


Av. São Paulo, 1.679 - Centro - Mongaguá/SP
Tel: (13) 3448-5532 - paroquia.mongagua@gmail.com