Home Page Home Page Facebook Fale Conosco Administrativo

Artigo


CRER, CELEBRAR E SERVIR

Esta publicação foi criada em: 18/06/2016.
634 pessoas visitaram esta página.


CRER, CELEBRAR E SERVIR
A vida cristã é caracterizada pela fé em Deus, tal como Jesus o revelou, pela prática sacramental e pela caridade operosa. Estes três elementos – crer, celebrar, servir – formam o esqueleto da Igreja segundo as narrativas do Novo Testamento.
A fé acreditada é celebrada e muda a vida de todos os dias: esta é a experiência que, desde então até os nossos dias, fizeram os discípulos do Senhor e que nos é consignada pela Igreja.
Se faltar um destes três elementos não podemos falar de vida cristã realizada e amadurecida.
O discípulo que crê sem celebrar contradiz com a vida os preceitos evangélicos, reduz a fé a uma vaga pertença sociocultural cheia de contradições. O discípulo que celebra sem aprofundar os conteúdos da fé e sem servir o irmão pobre corre o risco de escorregar na hipocrisia, duramente criticada pelo próprio Jesus. O discípulo que não adverte a exigência de alimentar o seu serviço aos pobres com a oração e não encontra na fé a força para reconhecer o rosto de Cristo no irmão, reduz e distorce a salvação de Cristo.
Baseando-nos nos textos do YOUCAT que é o Catecismo da Igreja Católica adaptado à linguagem jovem, gostaríamos de iniciar uma série sobre os sete sacramentos conhecidos e celebrados pela Igreja.
Dois mil anos do Cristianismo criaram uma boa e sã habituação sacramental na nossa gente correndo o risco, como geralmente acontece com os hábitos adquiridos, de esquecer o significado profundo dos gestos. Por outro lado quem os compreende e vivencia com fé na liturgia, experimenta a presença de Deus e dela goza os frutos na sua vida cotidiana. Os sacramentos tornam-se, então, o espaço privilegiado do encontro com Deus, espaço expressamente querido pelo Senhor Jesus.
O QUE SÃO E QUAIS SÃO OS SACRAMENTOS?
Os sacramentos são sinais sensíveis e eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, mediante os quais nos é concedida a vida divina. Os sacramentos são sete: o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio.
PORQUE É QUE OS SACRAMENTOS SÃO EFICAZES?
Os sacramentos são eficazes porque é Cristo que neles age e comunica a graça que significam, independentemente da santidade pessoal do ministro, ainda que os frutos dos sacramentos dependem também das disposições de quem os recebe.
POR QUE MOTIVO OS SACRAMENTOS SÃO NECESSÁRIOS PARA A SALVAÇÃO?
Embora nem todos os sacramentos sejam conferidos a cada um dos fiéis, eles são necessários para a salvação dos que creem em Cristo, porque conferem as graças sacramentais, o perdão dos pecados, a adoção de filhos de Deus, a conformação a Cristo Senhor e a pertença à Igreja. O Espírito Santo cura e transforma aqueles que os recebem.




Criado por: guiamongagua.com.br


Av. São Paulo, 1.679 - Centro - Mongaguá/SP
Tel: (13) 3448-5532 - paroquia.mongagua@gmail.com